terça-feira, 13 de setembro de 2016

Entenda como funciona o preço dinâmico da Uber


A Uber, serviço de transporte por aplicativo, utiliza uma forma inovadora e ao mesmo tempo questionada sobre como decidir o preço que o usuário pagará por uma viagem. O preço da viagem pode variar de acordo com a famosa "tarifa dinâmica".

Usuários

A tarifa dinâmica é acionada, segunda a empresa, quando há uma demanda superior a quantidade de carros disponíveis em uma determinada região. Geralmente isso ocorre em dias de chuva, grandes eventos, finais de semana,  regiões de grande concentração, etc. Sempre com o foco na lei de mercado da oferta e demanda.

A ideia da tarifa dinâmica é incentivar motoristas a se deslocarem para a região onde a tarifa está vigente ou até mesmo, para motoristas que estão offline decidirem "ficar online" no aplicativo. Por causa das altas tarifas, maior será o lucro do motorista que aceitar aquela determinada viagem.

Quando a tarifa dinâmica é acionada, ela tem um tempo de atuação e o usuário pode optar por aguardar a tarifa voltar ao preço normal (a empresa não determina este tempo, podendo variar conforme a demanda) ou aceitar a tarifa vigente. 

Veja abaixo o passo a passo:

1 - Quando abrir o app você vai visualizar um "raio azul"( Caso exista tarifa dinâmica vigente).

2 - Quando clicar em "solicitar" vai aparecer o valor da tarifa. (veja exemplo abaixo).


3 - Caso concorde com a tarifa, clique em "Eu aceito a tarifa mais alta". Caso não concorde, clique em "Avise-me do término do preço dinâmico". O app vai te informar quando o preço voltar ao normal. Pode demorar 5 minutos ou até 1 hora (a empresa não determina este tempo).

É preciso tomar um certo cuidado com a tarifa dinâmica para não se surpreender com a fatura no final da viagem. Há relatos de usuários que já chegaram a pagar R$ 800,00 por uma viagem. No site de reclamações online "Reclame Aqui" existem inúmeras reclamações sobre preços considerados abusivos pelos usuários. Para evitar surpresas você deve sempre simular o valor da viagem no momento em que for realizar a viagem (Veja exemplo abaixo).




Motoristas

Já para os motoristas, quanto maior a tarifa, melhor. É a hora de conseguir ganhar mais e melhorar a sua lucratividade. 


A tarifa dinâmica é demarcada em micro-regiões e o motorista consegue saber onde está tendo uma maior demanda pelo serviço ou a falta de carros disponíveis. A tarifa varia dependendo da região
e o que vale é o local de onde é feito a solicitação e não o local onde o motorista está no momento. Por este motivo, pode acontecer de um motorista estar em uma região de tarifa dinâmica 2.0x e receber uma solicitação com a tarifa de 1.6x.

Os motoristas relatam que nem sempre vale a pena se deslocar para uma região de tarifa dinâmica, porque o tempo da tarifa mais alta é curto, e você pode chegar atrasado, ou seja, após o término da vigência da tarifa e acabar recebendo uma solicitação de tarifa normal. 

Apesar dos prós e contras em relação a este método utilizado pela Uber, a tarifa dinâmica tem se mostrado eficiente para manter a qualidade do serviço, e para que sempre que o passageiro solicitar um carro da Uber exista um motorista perto o suficiente para poder atendê-lo (a) no menor tempo possível.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: