quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Serviço de carro sem motorista da Uber já é realidade nos Estados Unidos


A Uber, que já vinha testando o serviço de transporte autônomo (sem motorista) em conjunto com a volvo, acaba de lançar o serviço nos Estados Unidos. O serviço foi lançado nesta quarta-feira (14) em Pittsburgh, no estado da Pensilvânia.

O serviço considerado único em todo o mundo é um projeto piloto que vem sendo testado em seu Centro de Tecnologia Avançada (CTA) em Pittsburgh a um ano e meio com a missão de tornar o transporte autônomo uma realidade.

Inicialmente o serviço será oferecido aos clientes em Pittsburgh. De acordo com a empresa, nesta primeira etapa os carros contarão com técnicos que não tocarão no volante.

Estes técnicos terão a responsabilidade de monitorar a prestação do serviço, coletar dados e fazer pequenas interferências quando for necessário, por exemplo em casos de mau tempo.

A uber tem considerado este projeto piloto um grande passo para o futuro e tem apostado bastante em seu sucesso conforme informações reportadas pela empresa. Um dos grandes apelos do projeto tem sido o potencial de redução de acidentes de trânsito, que conforme dados divulgados pela empresa matam 1,3 milhão de pessoas por ano.

Um outro apelo importante é a liberação de cerca de 20% do espaço físico nas cidades usados atualmente para estacionamentos e a redução de congestionamentos. Estes espaços seriam liberados porque os veículos serão projetados para rodarem durante 24h.

Inicialmente serão disponibilizados 4 veículos dotados de tecnologia laser, câmeras e sensores. O vídeo abaixo mostra o serviço em operação:



Esta nova tecnologia promete mudar o conceito de transporte nas cidades. A Uber não é pioneira neste mercado, a gigante de tecnologia Google vem investindo fortemente nesta nova tecnologia e as empresas de carro também começam a atentar para esta nova demanda do mercado. As expectativas em torno das mudanças são enormes, mas ainda existe um longo caminho para adequar esta novidade ao cotidiano de nossas cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: